2018: O Ano do Kusari Fundo no Sistema Shinobi Keiko Kai de Arte Marcial


O Kusari Fundo, corrente de combate, consiste em uma corrente de metal (kusari) atrelada a pequenos pesos (fundo) em suas extremidades.

É uma arma eclética, considerada como oculta (kakushi buki), que pode ser utilizada eficientemente para ataque, defesa, imobilizações etc.



Dentro do Sistema Shinobi Keiko Kai o tamanho da corrente é personalizado e varia entorno de 70 cm de comprimento. O mesmo acontece com os pesos, que têm aproximadamente 10 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro cada um.

Entretanto, para evitar acidentes, os treinos básicos de Kusari Fundo são ministrados com cordas de algodão com medidas semelhantes a arma original, sendo que cada aluno aprenderá a confeccionar o seu próprio material de treino.

Por fim, para facilitar a didática e a aprendizagem do Bukijutsu (técnicas com armas), foi estruturado dentro do Sistema Shinobi Keiko Kai um método de ensino chamado de "Arma do Ano".

Durante o ano em questão, a Organização Shinobi Keiko Kai enfatiza o treinamento de uma arma ou conjunto de armas específicas, onde se estuda profundamente a arma escolhida através de treinos, seminários e gasshuku. Contudo, também treinam-se as outras armas do Sistema.

Seguindo este princípio, em 2015, a Tanto (faca) foi escolhida como a Arma do Ano, sendo sucedida pela Katana (espada), em 2016. Em 2017 as Armas do Ano foram os Bastões Bo, Hanbo e Tanbo. Para 2018 o Kusari Fundo foi escolhido a “Arma do Ano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário